segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

A Semente do Mal (Evil Spawn - 1987)

Tem vezes que a "coleção" de filmes (ou livros, HQs, jogos, ...) aumenta mais rápido que a gente dá conta de assistir. E aí quando resolve ver algum filme, fica meio perdido com tanta opção. Com as trasheiras isso não é diferente. Resolvi assistir um filme, e sorteei um em meio a tanta podreira. O escolhido foi "A Semente do Mal". Não sabia nada do filme, só que o nome original dele era Evil Spawn.


Atenção! Essa resenha contém spoilers, pois eu vou contando/analisando a história do filme.

No início temos uma "explicação" do que o filme se trata. Uma sonda espacial retorna trazendo microorganismos alienígenas para estudo em um laboratório. E o filme é sobre o uso e mal uso deles. É bem isso que diz no início do filme.

A primeira cena mostra essa sonda no espaço, em direção da Terra.


E então corta pra um lugar (querendo parecer com um laboratório de pesquisa), onde um cara trabalha em um computador. Surge uma mulher que não sabe-se quem é, abrindo uma espécie de jaula, não sabe-se o por quê, com o que parece ser um filhote de monstrengo, que não sabe-se da onde saiu (até sabemos, da sonda, mas nada é falado sobre isso).


Quando o cara se dá conta que a jaula está aberta, tenta sair do lugar, mas a mulher misteriosa bloqueia a porta. E então a aranha-cachorro alienígena ataca ele. Salta um pouco de sangue aqui e ali, mas nada de mais. O cara nem morre, e o bicho some.


Enquanto isso, um casal de idiotas procura um gatinho perdido no fundo de um beco sujo de madrugada. Eu não faria isso. Ao saírem, o caminho é barrado pelo cientista que foi atacado, que tá muito malucão, com jeito de bêbado. Ao tentar tirar ele do caminho, o magrão tem o braço arrancado, e a guria pega o jipe e passa em cima do tio doidão.




E mais uma vez aparece a "mulher misteriosa", acendendo um cigarro em uma pose vitoriosa, como quem pensa "hehehe tá saindo exatamente como eu planejava". Mas até agora não deu pra entender nada do filme ainda. O que essa mulher tá planejando? O que aquele bicho fez com o cientista pra ele sair arrancando braços? E o monstrinho, vai aparecer de novo pra atacar mais gente, agora que o cara que ele atacou e ficou loucão morreu?


Depois disso, sem saber as repostas de nenhuma das perguntas, surge um velho, que então ficamos sabendo que é um cientista com um grande projeto. Ele tá morrendo por algum motivo qualquer que não é explicado, e diz pra mulher misteriosa que ela precisa manter a pesquisa dele. Que o futuro está nas mãos dela. E morre.



Encerrando essa cena tocante e dramática, a mulher sai fora dizendo que o futuro da pesquisa já era. Ela é muito má! Sente só o olhar maléfico.


Na sequência, surge a protagonista, Lynn Roman, que é uma atriz em decadência por já não ser mais uma jovenzinha. Há tempos não consegue um papel importante, mas pretende conseguir um em um filme dirigido por um cara conhecido dela. O agente dela fica enrolando e só passa bicheira pra mulher estudar, mas ela quer um Oscar!

Tem até um sonho dela recebendo o prêmio, e o massa é que a estatueta parece um trofeuzinho de torneio de escola. Quando ela vai pegar, acaba se transformando, meio que derretendo a pele.




Então do nada, enquanto Lynn tá tomando um banho de sol, surge a malvadona no pátio da casa oferecendo um produto que deixaria ela jovem pra sempre. Tá, mas peraí... o que isso tem a ver com o monstrinho alienígena, o cientista que ficou loucão e arrancou o braço de um cara e o véio?
Ela tenta convencer a atriz a usar aquilo, porque já tinha sido testado por um monte de gente e tal. A resposta que recebe é um não, mas mesmo assim deixa lá as ampolas.

Mesmo negando que ia usar o tal produto, Lynn fica pensando que quer o papel principal, resolve usar o negócio e ter uma pele jovem e maravilhosa. Como é fácil né? Ela recebeu agulha e ampolas de uma completa desconhecida e simplesmente decidiu que ia injetar aquilo.

E o que acontece é que dá merda. Ela passa mal e fica com uns dentões, meio deformada e desmaia. Mas ao acordar já tá tudo normal.



Lynn recebe a visita de um cara que tá escrevendo a biografia dela, mas ela não dá muita conversa dizendo que tem que se preparar pra festa onde vai fazer uma média com a produção do filme novo que ela quer tentar o papel de protagonista. Mas ela diz pro cara que tá tomando um produto muito bom pra pele, que o cientista responsável era tri famoso e tal. O escritor sai meio desconfiado, dizendo que já viu o nome do cientista em algum lugar, mas não lembra onde.

No outro dia, encontra com o diretor do tal filme pra ir numa festa, como quem não quer nada. Ao chegar de volta, conversa com o cara sobre isso, e ele diz que não tem chance nenhuma. O homem diz que o papel é pra uma mulher jovem, morena e de cabelo comprido. Ela fica de cara e sai fora.

Ao chegar em casa, malucona já, vê a empregada tomando banho de piscina pelada. E segue com as vozes na cabeça falando que o papel é pra alguém com a descrição da empregada. Então a mulher se transforma em um monstro digno do Jaspion e mata a empregada! O monstro é tipo uma barata antropomórfica com garras e que suga (?) o sangue das pessoas!


De volta a forma humana mas ainda revoltada, Lynn vai atrás do agente dela. Nessa altura ela já tá doidona do negócio que ela vem usando. E inexplicavelmente, ao chegar no escritório do cara, ela puxa uma ampola e injeta. Por que ela faria isso, se ela usava achando que era pra ficar bonita?! Bem, ela acaba se transformando de novo e dessa vez o agente é a vítima.



Em uma passagem mais nonsense que o resto do filme, a mulher misteriosa, cientista e vilã, tem a casa cercada pela polícia. No apartamento dela, um monte de recortes de revista com fotos de Lynn Roman. A mulher era obcecada, pelo que entendi, mas todo esse plano maligno que envolve alienígenas, drogas injetáveis que transformam em monstros e tudo mais, isso eu não entendi. Ao perceber que tá cercada, a mulher se mata.

Enquanto isso, o escritor lê sobre o cientista responsável pelo tal remédio, e vê que ele morreu e o trabalho dele foi por água abaixo por causa da mulher vilã maluca, transformando pessoas em psicopatas, como o cientista do início do filme.

Depois disso, Lynn ainda encontra o marido em casa com outra mulher, e dá conta deles também, do mesmo jeito tokusatsu trash. O escritor corre pra tentar ajudar Lynn, mas vai encontrando as pessoas mortas. Chama a polícia pra ajudar, mas é tarde demais pra ela.




A ganância foi demais, e fim de papo. O filme termina com o escritor falando algumas frases nesse sentido. E então, a surpresa final: sai de dentro dele um monstrenguinho, no estilo nascimento de Alien!

O trailer mostra tudo que pode ter no filme, vale a pena assistir:



Esse se puxou na tosqueira. Totalmente trash.