sábado, 29 de outubro de 2011

Exposição de gibis antigos do Clube do Gibi de São Gabriel

Nos dias 21 e 22 de outubro rolou a 1ª Exposição de gibis antigos do Clube do Gibi de São Gabriel, na Feira do Livro. Fui pra lá ajudar a galera a organizar, e foi muito massa.

exemplares antigos em exposição


Segue um "press-release" feito após o evento:

O Clube do Gibi de São Gabriel, fundado pelos amigos João Irapuam T. Torres, Magal Nunes, Cássio F. Lemos, Dimitri Teixeira, Fabíula Petim e Murillo Mattos, finalizou com êxito sua primeira participação na Feira do Livro de São Gabriel, tendo superadas suas expectativas, com uma boa participação da comunidade.

Foi o primeiro evento público promovido pelo CGSG, em quase um ano de existência.
A Exposição de Gibis Antigos, englobando principalmente o período entre as décadas de 30 a 70, atraiu muita gente que veio conferir os cerca de 200 quadrinhos expostos do acervo do membro fundador, o colecionador João Irapuam. Destaque para os álbuns de luxo de 1938 até 1975, passando por edições populares infantis e épicos da aventura como Tarzan, Fantasma, Capitão Marvel, até álbuns europeus como Valentina e Barbarella. A exposição despertou um saudosismo nos mais velhos, lembrando dos títulos que acompanhavam, e espanto nos mais novos que descobriram o que se lia antes que Naruto e cia. desembarcassem em terras brasilieras.

Além dos exemplares antigos, havia também um banner contando um pouco da história dos quadrinhos, desde seus primórdios na pré-história, até a era moderna, passando pelas primeiras manifestações no Brasil e no mundo.

Tivemos também o Gibrick, uma pequena banca com quadrinhos semi-novos para venda e troca entre os membros e a comunidade e que fez muito sucesso entre a gurizada que foi ao evento.

Os planos para o futuro do Clube do Gibi de São Gabriel incluem exposições temáticas sobre quadrinhos, painéis, a criação de uma gibiteca e de um fanzine.

Agradecemos o apoio dado pela Secretaria de Educação na pessoa da Prof. Miguelina Weber, da Câmara de Vereadores, na pessoa do vereador Vagner Aloy; e da Associação Cultural Alcides Maya na pessoa da sua presidente, Maria da Graça Cunha; além do apoio logístico da Renata Azevedo, Nímia Azevedo e Letiane da Ponte. Aos funcionários da Câmara que se disponibilizaram a ajudar, Luís Evanir e Gercílio Caum; e a GGM Comunicação Visual que nos deu apoio material e logístico.

Cobertura do evento, incluindo MUITAS fotos, na sequência...



O pessoal conseguiu um espaço na entrada da Câmara municipal de vereadores, bem próximo do local onde estavam os estandes da feira. Conseguimos mesas e estantes expositoras, e na sexta-feira de noite nos reunimos na casa do seu Irapuam pra organizar tudo que teria que ser carregado no sábado de manhã.

da esquerda pra direita: Irapuam, Cássio, Murillo, Magal, Dimitri e Faby


Organizamos as pilhas de revistas, e já trocamos e negociamos alguns gibis. Combinamos que no outro dia eu e o Murillo passaríamos lá cedo pra ajudar a carregar e organizar.

Então no sábado, de manhã cedo, estávamos levando centenas de gibis antigos pro local onde iríamos ficar. Levamos cerca de uma hora pra organizar as revistas nas mesas e na estante, e fechar tudo com plástico, pra proteger de mãos curiosas demais.

Por volta das 10 da manhã foi declarada oficialmente aberta a 1ª Exposição de gibis antigos do Clube do Gibi de São Gabriel.

Irapuam, dono do acervo de gibis antigos


Banner contando a história das histórias em quadrinhos


"O Tesouro da Angra Negra", exemplar de 1938


exemplares de Tarzan e Príncipe Valente


o colecionador organizando seus gibis


Nós achamos que não ia ter muito movimento, porque não tinha sido tão divulgada a exposição, além de não estar junto com as tendas da feira. Mas na manhã do sábado já houve um bom movimento, com diversos adultos relembrando seus heróis, e crianças fascinadas pelos personagens.

Asterix, Mandrake, entre tantos outros...



dando informações sobre os quadrinhos


e mais visitantes vão chegando


e mais gente visitando a exposição


Ainda durante a manhã de sábado, recebemos a visita de uma turma de crianças, que ficaram muito enlouquecidas vendo os gibis. Atacaram a caixa do saldão de 50 centavos e levaram praticamente tudo!

piazada comprando gibis


visita de um colégio (não lembro o nome) na exposição


piá fascinado pelos gibis antigos


Irapuam cuidando do Gibrick



Ainda era de manhã e já tínhamos recebido vários interessados, muitos deles querendo ver revistas do Tex em específico. O personagem é realmente muito popular!

Brasinha, Buck Jones, Luluzinha, entre outros



relembrando clássicos dos quadrinhos



"Esse eu lia muito" foi uma das frases mais escutadas


batendo um papo sobre a coleção


Na parte da tarde o calor não ajudou. O dia ficou muito quente, e como haviam outros eventos na cidade ocorrendo, a visitação diminuiu, mas ainda apareceu gente bastante interessada.

"Quando eu era guri, sempre pedia pra cortar o cabelo como o do Mandrake", disse esse senhor, também conhecido como meu pai


relembrando grandes personagens



essa família veio junta conhecer uns quadrinhos antigos


Nas horas de pouco movimento, aproveitamos pra conversar bastante sobre histórias em quadrinhos e ler algumas que infelizmente não são reeditadas.

Jim das Selvas


Jim enfrentando tubarões



Cinco por Infinitus, série com 20 volumes


alguns exemplares de quadrinhos americanos




CGSG e Shazam!


Mestres do Terror, clássico dos quadrinhos de horror no Brasil (esse veio pra minha coleção!)


Nevada e Durango Kid



Dick Tracy



curiosidade: quem traduziu Barbarella foi Jô Soares


a revista usa duas cores de uma forma muito interessante, cada capítulo com uma cor diferente



"Estranhos casos verídicos" hehehe


Exemplares de 1952




estante com mais algumas revistas


"O Guri", de 1950


Gibi Mensal




De noite, recolhemos as revistas e levamos de volta pra casa do seu Irapuam. No outro dia teríamos reforços, com o Dimitri e a Faby e o Magal e a Letiane. O combinado era o mesmo, de manhã carregar tudo de volta pra lá.



Clube do Gibi de São Gabriel: (da esquerda pra direita) Letiane e Magal, Dimitri e Faby (abaixados), Cássio, Irapuam e Murillo













mais uma foto do grupo fazendo pose, e agora com mais participantes: Magal e Letiane, Dimitri e Faby, Murillo, Alex e Taís, Cássio, Irapuam




Depois de encerrar o evento, reunimos todo o material e levamos embora. O saldo foi muito positivo, com bastante gente aparecendo pra conferir a exposição, além de bons negócios feitos no Gibrick.

Pra fechar com chave de ouro, teve um churrascão na casa do Irapuam, feito pela Renata, que deu uma baita ajuda durante toda a exposição, junto com a Nímia.

churrasco de encerramento: (da esquerda pra direita) Dimitri, Faby, Letiane, Magal, Murillo, Cássio, Renata, Nímia e Irapuam


começando a devorar as aves


Carne excelente e conversa ainda melhor! A chuva que caiu amenizou o calor, mas não os ânimos do pessoal. Novas atividades já começaram a ser planejadas, e certamente vai sair coisa boa!