quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Construindo castelos na Borgonha

Uns tempos atrás conheci o Die Burgen von Burgund. O jogo é do Stefan Feld, um desenvolvedor de jogos que anda em alta, com grandes títulos lançados.

Nesse jogo, cada participante tem um tabuleiro com um mapa, que são todos diferentes entre si. Nesse mapa há locais destinados a construção de castelos, cidades, barcos, pastagens e minas. Todas essas "construções" ficam disponíveis no tabuleiro central.


Cada jogador possui 2 dados, que são rolados todo turno. De acordo com o resultado de cada dado, o jogador pode pegar um tile no tabuleiro central, no local com número correspondente, ou então posicionar alguma das peças já adquiridas no mapa, também de acordo com o número do dado. Há outras ações, como pegar mais trabalhadores (que servem pra modificar o valor dos dados) e vender mercadorias.


O jogo é bom! É bem dinâmico e os turnos são curtos. Claro que como qualquer euro, dá margem pra AP, mas no geral o downtime é baixo. Possui uma grande presença de sorte, por ser baseado nos dados, mas como são MUITAS rolagens de dados, isso fica diluído, não é só uma rolagem que vai te ferrar por tirar um resultado ruim.


Nessa partida jogamos entre 3. Patrick, Felipe e eu. O jogo não tem nenhum mistério, é fácil de aprender e jogar, e se adapta muito bem ao número de jogadores.


A partida foi bem apertada, terminando empatada entre eu e o Patrick, com o Felipe poucos pontos atrás. A vitória foi minha, pois tinha menos lugares desocupados no mapa.